principal                     
 

produtos                     
 

prospectos                     
 

fale conosco                 
 

    

Boretrak

 

Quarryman

 


 
 

   Boretrak é um sistema não-magnético de identificação de desvio de furo

 

 

Ângulos de perfuração incorretos, desvios aleatórios do furo e erros na profundidade da perfuração causam sérios problemas à operação, especialmente em minas, pedreiras e empresas de construção.

A Carlson projetou o Boretrak® para servir, de maneira rápida e precisa, como instrumento de controle dos resultados da perfuração.

O Boretrak® é um sistema único, barato, portátil, não-magnético e sem giroscópio para a determinação dos desvios de perfuração. Como o Boretrak não sofre a influência de variações magnéticas, da possível existência de água no furo, nem do tipo de solo perfurado, o sistema pode ser utilizado imediatamente ou mesmo durante a perfuração, para identificar desvios dos furos.

O sistema é composto por hastes leves para alinhamento que se conectam por joelhos de eixo único que permitem baixar o sensor até o fundo do furo. O sensor calcula o desvio da vertical do furo, a intervalos fixos, com o uso de inclinômetros colocados dentro do próprio sensor. Os sinais recebidos do sensor são registrados num gravador de campo e posteriormente transferidos para um computador, para processamento.

O software Boretrak 3D fornecido pela Carlson permite ao usuário processar os dados e imprimir ou plotar os resultados, em média 30 minutos após o levantamento dos desvios. Os mesmos dados podem ser facilmente integrados a uma grande gama de programas de processamento, inclusive ao pacote da MDL para o perfilagem de faces de rochas, chamado Face 3D.

Aplicações

Detonações de cargas moldadas
Perfuração exploratória
Tirantes em represas
Estaqueamento
Fundações 
Engenharia civil, em geral
Detonações em pedreiras 
Mineração subterrânea
Detonações para abertura de rachaduras

O sistema Boretrak® com hastes da Carlson é o instrumento mais versátil para a identificação de desvios em perfurações.

Ângulos incorretos de perfuração podem conduzir a resultados não satisfatórios nas detonações, com queda de produtividade e aumento de custos.

O sistema inclui uma cabeça de medição, pesada, que contém um sensor de dois eixos, permitindo a medição de atitude e rolagem. Esse sensor é ligado a uma série de hastes leves de fibra de carbono, conectadas entre si por juntas de eixo único.

Com esse sistema é possível conduzir levantamentos dentro do furo, de cima para baixo ou ao contrario, sendo que seu projeto exclusivo permite sua utilização em áreas de influência magnética.

Os dados podem ser processados em computador e ainda re-processados com a utilização do programa Face 3D, através do qual podem ser integrados com dados de escaneamento da face da rocha, permitindo uma análise precisa e completa do volume a ser detonado e dos valores das cargas a serem usadas.

 

:

   Prospecto do Boretrak®

 

Boretrak® sendo colocado no furo:

 


    Quarryman            Boretrak           

 

Principal | Produtos | Prospectos | Fale Conosco

      Copyright © 2017 Alpha Geofisica - Brasil